Novidades

Planejamento rural: Como aplicar em 4 passos simples?

O planejamento rural é um dos principais fatores que auxiliam o sucesso do produtor e suas atividades. 

Ter esses processos em ordem e estabelecidos, acabam se tornando ferramentas importantes, para ajudar na tomada de decisão de qualquer negócio.

Os processos se baseiam na análise de um histórico, com dados sobre a empresa, assim como todas as estratégias e tomadas de decisões que foram feitas.

Esse suporte quando é realizado dentro do planejamento torna as práticas de gestão e o planejamento rural muito mais eficiente. 

E quanto mais se faz, mais relevantes essas análises e estratégias se tornam.

Grande parte do agronegócio no Brasil, se tornou uma potência mundial, e o crescimento às vezes é tão acelerado, que o planejamento rural fica de lado.

Com isso, os produtores passam a ter mais dificuldade para participar de eventos, pois não possuem o conhecimento sobre como essa organização traz retornos financeiros, para o agronegócio e as atividades do dia a dia quando as decisões são tomadas.

Fonte: https://blog.aegro.com.br/planejamento-rural/

O que é planejamento rural?  

O planejamento é a chave para que o gestor ou produtor consiga tomar as decisões mais certas e viáveis para o seu negócio, conseguindo acelerar processos operacionais, burocráticos, etc.

O planejamento rural permite que o empresário tenha uma visão mais ampla das situações, e consiga evitar ou resolver problemas de colheita, de maneira mais eficiente.

Com isso fica mais fácil cuidar do manejo de pragas e ervas daninhas, por exemplo, verificar o que se tem em estoque, se organizar de acordo com o calendário agrícola, evitar desperdícios e gastos desnecessários, etc.

Além disso, é se planejando que é possível acompanhar o tempo das atividades, organizar os funcionários e otimizar o tempo no trabalho.

A importância do planejamento rural

Historicamente alguns parâmetros produtivos eram tratados apenas como resultados positivos e de sucesso. 

Porém, essa prática não é mais vista atualmente.

A grande maioria dos produtores hoje, fazem o planejamento rural por inteiro, e consideram todos os componentes técnicos produtivos, mercadológicos e financeiros.

A importância de ter esse planejamento fazendo parte do dia a dia dos produtores, fez com que várias tecnologias e sistemas sofisticados passassem a fazer parte desse gerenciamento, e agora o processo se tornou muito mais simples de ser realizado.

Para ajudar, preparamos um guia prático para explicar quais os 4 principais passos e mostrar como você pode aplicá-lo no planejamento rural na fazenda. 

Confira!

1. Planejamento técnico produtivo

Esse planejamento envolve as bases de dados e as análises técnicas de limitações, principalmente as biológicas, que estão presentes na fazenda. 

Através desses dados, é possível projetar e se organizar através de um fluxo interno de produção.

Com isso é possível saber quantos serão os insumos, como vão ser usados, as quantidades, o tempo, etc. 

É um dos passos do planejamento rural mais, essenciais para determinar a qualidade e quantidade de produtos que você terá no fim da produção.

Essas estimativas se tornam base novamente, para serem analisadas, e envolver novos investimentos e uma nova safra.

Um dos principais objetivos desse passo é o planejamento da produção, visando sempre a eficiência máxima produtiva, que é visualizado nos números que são bons indicadores de insumos.

A busca deve ser feita para aumentar a produção, obtenção de mais lucro, e otimização de insumos. 

Deve ser completo e garantir a produtividade positiva.

2. Planejamento mercadológico

Através desse passo, é possível analisar e verificar quais serão as épocas de compras dos insumos que são usados na produção, assim como a melhor época para vender os produtos.

O objetivo nessa etapa é buscar os melhores preços. Menores preços para comprar e maiores preços para vender.

Saber avaliar o comportamento de marca é uma necessidade que pode ser aprendida. Assim como o planejamento técnico produtivo.

A partir do momento que você entende os processos da produção, fica fácil saber que tipo de insumos será preciso, e que tipo de produtos você produz, e então é só pesquisar pelos preços e disponibilidades deles no mercado.

As necessidades dos recursos financeiros também fazem parte do planejamento rural, nesse quesito de compra e venda, mas é preciso saber diferenciar as pesquisas dos pagamentos.

O planejamento mercadológico quando é bem feito, pode gerar muita economia, e mais lucro, se considerar a otimização das vendas e das compras.

Ter capacidade de armazenamento e saber analisar investimentos, é essencial para essa etapa.

Fonte: https://www.comprerural.com/planejamento-empresarial-conheca-nova-visao-rural/

3. Planejamento financeiro

Já o planejamento financeiro é essencial e o mais importante para avaliar se o que você está fazendo, está valendo a pena.

Ter rentabilidade é essencial para manter um negócio funcionando, por isso, cada atividade, assim como a unidade produtiva, precisa vir junto com a necessidade do mercado e o fluxo de caixa da produção.

O planejamento técnico produto, junto do mercadológico apontam a direção da produção e o cronograma que normalmente contrastam com o ideal de finanças.

Para analisar a rentabilidade dos negócios, é essencial avaliar o que está tendo como resultado financeiro pela produção.

Com isso, o capital deve ser empregado ao longo de todo o processo, os custos contábeis devem ser baixos, ou ainda investir em um software para planejamento rural, para melhorar as tomadas de decisões de compra e venda.

4. Estratégias

Todo o planejamento rural gira em torno de produzir mais, gastar menos e gerar mais lucros. 

Mas mesmo tendo implementado esses três passos, é preciso saber que tipos de estratégia usar para que tudo isso aconteça.

Saber tomar as decisões certas com os dados que se tem, analisar de maneira eficiente os números que vê é fundamental para que à medida que você trace uma estratégia, ela tenha resultados positivos.

Em resumo, tudo isso dentro do agronegócio ajuda a profissionalizar o trabalho. 

Ter uma estratégia bem feita, com todos os 4 passos, organizadas e em dia, é o que te dá a vantagem competitiva no mercado que precisa.

Existe uma grande diferença entre produzir, e produzir tendo um planejamento rural eficaz, que agregue mais valor ao seu tempo e a sua terra. 

E você produtor rural? Já profissionalizou suas próximas colheitas?

Versão gratuita do SW-Rural – Baixe agora mesmo!

 Download Software Agropecuario Agrícola - Versão Gratuita

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais

Youtube Brazsoft Software RuralTwitter Brazsoft Software RuralGoogle Plus Brazsoft Adriano ArrudaGoogle Plus Brazsoft Sofware Rural

Confira alguns artigos relacionados a gestão e administração rural:

Planejamento Rural em 3 Passos simples (essenciais)

Sistema de gestão agrícola para Fazendas competitivas!

Software Controle de maquinas agrícolas – Gerenciamento ágil de frota.

Administração Rural Integrada – Gestão e tecnologia com foco na produtividade

Administração rural – SW-Rural da Brazsoft auxilia no planejamento

Planilha de custos agrícolas (Chega de Planilhas complexas!)

Planilha custo hora máquina trator agrícola. Conheça uma nova ferramenta de gestão!

Software para Fazenda – Conheça o software que mais cresce no Brasil

Gerencie seus Negócios com SW-Rural: o Software de Administração Rural da Brazsoft

SW-Rural da Brazsoft propicia uma gestão eficiente da contabilidade agrícola

O que é ser administrador de fazenda? [Dica Bônus]

Brazsoft: uma empresa especializada em gestão agropecuária

Como o Sw-Rural auxilia na contabilidade pecuária?

Como melhorar a eficiência da administração agrícola [ 3 dicas imperdíveis]