Novidades

5 Jeitos de lucrar mais com tecnologia no campo

gestão agricola

Imagem: Pixabay

Atualmente o novo setor de gestão agrícola usa muito a tecnologia. Esse tipo de gestão agrícola é conhecida como “Agtech” e está no mercado desde 2017.

De acordo com a Revista Pesquisa da Fapesp, a último Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que 1,5 milhão de produtores rurais acessam seus dados por meio de dispositivos eletrônicos.

Este número fica muito acima dos 10 (dez) anos atrás, o que pode mostrar boa adesão às soluções digitais.

Hoje em dia, o termo “Agtech” soa familiar em qualquer assunto sobre negócios, seja da mídia aos grandes executivos de empresa de tecnologia.

Este assunto também chega aos ouvidos e as bocas do governo, academia, investidores e empreendedores.

Isto é, a inovação não é uma novidade na gestão agrícola brasileira. O que podemos dizer que há de novidade nessa história é que a fase digital da gestão agrícola está democratizando até o pequeno produtor rural.

Nesse artigo, vamos dar 5 (cinco) formas de como a tecnologia pode mudar a vida do pequeno, médio e grande agricultor e ajudá-lo na gestão agrícola com a facilidade que só essa engenharia pode dar a essas pessoas.

O porquê da tecnologia no mundo rural

São inúmeros os tipos de tecnologia que qualquer pequeno produtor de gestão agrícola pode usar. Dentre eles, há os aplicativos de celular que servem para monitorar fazendas, fazer gestão e verificar a previsão de safra.

Se, antigamente, apenas as grandes empresas rurais tinham acesso e condições financeiras e técnicas para usar de sistemas complexos para mecanização de suas lavouras, hoje os pequenos agricultores também podem contato com essa tecnologia.

Esse tipo de atitude vindo dos pequenos agricultores ainda está no início, mas a tendência é que os serviços usados com a tecnologia se tornem cada vez mais acessíveis, atraindo mais os pequenos, médios e grandes produtores rurais.

5 formas de lucrar com a gestão agrícola usando a tecnologia

gestão agricolaImagem: Pixabay

Abaixo, deixamos 5 (cinco) formas de usar a tecnologia a favor da gestão agrícola:

Faça cursos sobre a gestão agrícola

Hoje em dia, os cursos a distâncias, conhecidos como EAD (Ensino à Distância), estão ficando cada vez mais comum no mundo e mais ainda aqui no Brasil.

Já basta a correria do dia a dia que todo o brasileiro tem que lidar morando em cidade grande ou pequenas por isso não tendo tempo de estudar, ou levar os seus estudos a sério.

Agora você pode estudar no conforto da sua casa ou em qualquer local que você estiver fazendo cursos online.

Pesquise sobre as universidades, faculdades ou cursos livres que disponibilizam cursos na sua área de gestão agrícola para você, na forma EAD.

Geralmente, não são cursos tão caros e você sai com sabedoria na mente e diploma na mão de um jeito mais simples, rápido e fácil.

Esses cursos vão lhe ajudar a trazer novas ideias, a como implantar a tecnologia na sua área e a lhe fazer ficar mais moderno com o seu negócio.

Existem cursos por aí que, se você fizer uma boa pesquisa e ter sorte, são de graça! 

O uso de drones

Investir em engenharias do tipo maquinário mais recente pode ser a opção para resolver todos os seus problemas ou boa parte deles.

Os drones estão conquistando o mundo, pois sua tecnologia permite um uso mais seguro e mais dinâmico, resolvendo os pequenos problemas do dia a dia e ainda durando muito em suas mãos.

Basta comparar o custo de uma utilização de um maquinário antigo com o custo de investir em novas engenharias tecnológicas que tornarão sua fazenda mais eficiente e fará você ganhar mais dinheiro e compensar todo o investimento.

Pense também no curso de utilização e manutenção da sua engenharia atual: quanto tempo esse tipo de tecnologia que você tem vai durar? Ele realmente é eficiente? A manutenção desse equipamento pode ser feita por você mesmo ou precisa contratar o serviço de outra pessoa?

Pense nisso!

Planilhas para gerenciar cuidadosamente seus registros de finanças

Por mais que pareça algo chato e desnecessário, mas é muito importante fazer a sua planilha para gerenciar a sua gestão agrícola.

Usando certos aplicativos que geram planilha para você resolver sozinho e organizar a vida financeira de sua gestão agrícola, você se livra do incômodo de gastar dinheiro com contadores e ainda limpa aquela pilha de papel de planilha confusas feito a mão.

As planilhas virtuais, além de serem mais organizadas e fácil de lidar, ainda tem muitas opções para que você possa administrar a sua gestão agrícola de um jeito mais profissional e detalhista.

Descubra o quanto que seu dinheiro está sendo gasto e o quanto de dinheiro está retornando ao seu bolso com seu negócio agrícola usando planilhas em seu computador, notebook ou até mesmo celular.

Preveja o valor que cada investimento vai retornar a você, divida as coisas em curto e longo prazo.

Ter o equilíbrio entre o risco e a recompensa é importante!

Tome atitudes corretas com base em verdades e não mais em hipóteses ou suposições!

Você pode fazer uma planilha virtual através de aplicativos como o “Excel” da Microsoft ou através da “Libreoffice Calc” da Libreoffice.

O uso de Marketplace na gestão agrícola

O Marketplace, para quem ainda não conhece, funciona como se fosse um espaço comercial, onde compradores e vendedores realizam transações.

E a agricultura não pode ficar de fora desta grande tecnologia que cada vez mais conquista espaço no mundo virtual.

Muitos aplicativos têm sido criados com muitos esforços para atender essa demanda na gestão agrícola para uma melhor lucratividade.

Esses aplicativos oferecem opções de onde comprar os produtos disponíveis pelos produtores, melhorando, assim, a interação deste mercado e a lucratividade dos produtores agrícolas.

Como exemplo, temos o Agroclube, que é uma rede de relacionamentos entre os produtores rurais e as empresas da mesma área.

É uma plataforma simples que une diversas ofertas, oportunidades e soluções, além dos clientes poderem negociar diretamente com produtos reconhecidos do mesmo campo.

Software para agronegócios

Já falamos de dois softwares nesse tópico, mas tem um que é indispensável para qualquer pessoa que lide com gestão agrícola.

Se trata do Sw-Rural, o software mais completo para todo e qualquer produto do mundo agrícola.

O software Sw-Rural trata-se de um aplicativo para agronegócio que é inovador, pois dispõe de vários recursos da mais alta tecnologia.

O Sw-Rural tem a intenção de ajudar sempre a quem mais necessita de um bom gerenciamento rural, que seja completo, unindo recursos para os tipos pecuário e agrícola.

O aplicativo, atualmente, é uma das melhores opções para o agronegócio, já que conta com a gestão de propriedades mistas e é muito eficaz.

Conheça já esse software que pode mudar a sua vida, baixe-o agora mesmo!

 

Versão gratuita do SW-Rural – Baixe agora mesmo!

 Download Software Agropecuario Agrícola - Versão Gratuita

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais

Youtube Brazsoft Software RuralTwitter Brazsoft Software RuralGoogle Plus Brazsoft Adriano ArrudaGoogle Plus Brazsoft Sofware Rural

Confira alguns artigos relacionados a gestão e administração rural:

Planejamento Rural em 3 Passos simples (essenciais)

Sistema de gestão agrícola para Fazendas competitivas!

Software Controle de maquinas agrícolas – Gerenciamento ágil de frota.

Administração Rural Integrada – Gestão e tecnologia com foco na produtividade

Administração rural – SW-Rural da Brazsoft auxilia no planejamento

Planilha de custos agrícolas (Chega de Planilhas complexas!)

Planilha custo hora máquina trator agrícola. Conheça uma nova ferramenta de gestão!

Software para Fazenda – Conheça o software que mais cresce no Brasil

Gerencie seus Negócios com SW-Rural: o Software de Administração Rural da Brazsoft

SW-Rural da Brazsoft propicia uma gestão eficiente da contabilidade agrícola

O que é ser administrador de fazenda? [Dica Bônus]

Brazsoft: uma empresa especializada em gestão agropecuária

Como o Sw-Rural auxilia na contabilidade pecuária?

Como melhorar a eficiência da administração agrícola [ 3 dicas imperdíveis]