Novidades

Como desenvolver metodologias eficientes de administração rural?

O Brasil vem enfrentando um momento complicado na economia, o que interfere diretamente o agronegócio brasileiro. Nesse momento em que a falta de confiança na economia brasileira deixa em alerta vários setores, o agronegócio brasileiro não fica de fora.

Cenário agronegócio brasileiro 2015 e a administração rural

Podemos ressaltar a insegurança na economia um fator que tem afastado o investimento externo, que é fundamental para o crescimento deste segmento. A situação econômica do país e a insegurança jurídica tem feito com que muitas empresas estrangeiras recuem e deixem de investir no país.

Essas são dificuldades que o país tem enfrentado e, em função desses problemas, podemos observar o desvio de investimentos para outros países como Colômbia, Paraguai, Peru e para o México, que têm obtido muitos recursos. Isso acontece pois o investidor estrangeiro não tem mais confiança na economia brasileira, vindo a evitar o investimento no agronegócio brasileiro. A agroindústria é um segmento essencial e que poderia oferecer ótimas oportunidades para o capital estrangeiro, isso se os investimentos não tivessem sido trancados como é o que está acontecendo no momento atual. No entanto, apesar do momento atual em que o país se encontra, o agronegócio é um dos setores que mais vem sustentando a economia em momento de crise. O setor ainda continua em destaque nas exportações e tem impulsionado os negócios.

Importância de criar metodologias eficientes de gestão rural:

Para driblar o atual momento que o país se encontra, é importante que o gestor rural aplique metodologias eficientes de gestão para que dessa forma consiga obter o sucesso de uma determinada propriedade rural.
A administração rural é essencial, pois ela tem o objetivo de disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz, além de trazer um retorno financeiro.

Para isso, a administração rural envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios e projetos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

Administração rural simples e eficiente com software
Ter um controle de resultados é uma das metodologias importantes para serem aplicadas. O controle de custos e a definição do resultado das operações mensais, semestrais e anuais são fundamentais para o sucesso do empreendimento rural. Em casos que o gestor rural se depara com prejuízo no negócio, como baixa produtividade, baixos índices, manejo ineficiente, sementes inadequadas, é necessário que ele identifique os erros para mudar os resultados. Já no caso do resultado apresentar lucro, é hora de aumentar a eficiência, buscar maior produtividade e principalmente maior lucratividade.

Ter objetivos definidos é outra metodologia importante a aderir no negócio. A administração de uma empresa rural se apoia principalmente no controle dos recursos globais de tal maneira que o administrador alcance seus objetivos com o mínimo de recursos, que são eles: materiais, humanos, financeiros, mercadológicos.

A contabilidade rural também é algo que merece a devida atenção. Por isso, o aconselhável na hora de elaborar a contabilidade é fazer a divisão em centros de custos, de lucro e investimento.

A contabilidade rural inicia-se nas anotações dos dados de campo e depois de escritório. Uma possibilidade é dividir o controle de campo nos seguintes itens: mão de obra, estoque, máquinas e equipamentos, zootécnicos, agrícolas e inventário.

Ter um roteiro de controle no negócio também é essencial para administrar de uma maneira eficaz. O roteiro básico de controle dentro da compatibilidade de uma fazenda é composto por registro (parte em que se anota tudo), definição das contas (relatório gerencial que deve possuir todas as despesas e todas as receitas de um determinado período) e fechamento das contas (transferência para as planilhas de todos os registros efetuados e fazer o cálculo que cada planilha exige).

O planejamento rural é outra metodologia importante a ser usada. Nele estão envolvidos o planejamento da organização, o planejamento operacional e o planejamento que visa corrigir desajustes e até mesmo mudanças significativas. O planejamento rural visa definir o possível faturamento global e também o lucro final.

As atividades agropecuárias estão sujeitas a alguns problemas e riscos como incidências de pragas e enfermidades, adversidades climáticas que interferem diretamente na atividade, além de preços variáveis. Diante disso, o agricultor deve estar atento e se preparar para que esses problemas não venham afetar significativamente o seu negócio.

Por isso é importante adotar algumas medidas, que são elas: planejar as atividades agropecuárias com o objetivo de adequar a oferta à demanda; diversificar a produção para não depender de um ou de poucas criações; adotar medidas contra uma possível incidência de pragas e enfermidades nas culturas ou parasitas nos animais.

Informática como ferramenta de auxílio:

Para auxiliar estes e outros riscos que possam surgir no negócio, o uso da informática pode ser essencial. Ela pode ser implantada como uma ferramenta de auxílio em quatro etapas da empresa agrícola, no planejamento, organização, direção e controle.

Software para administração rural Sw-Rural da Brazsoft

Aderir a um software é uma boa alternativa para a organização da empresa agrícola. A informática proporciona diversos benefícios, seja para a área de produção, marketing, finanças, ou recursos humanos. Entre as principais vantagens de aderir a um software estão a rapidez, eficiência na coleta e também armazenagem de informações essenciais ao administrador rural.

O software SW-Rural desenvolvido pela empresa Brazsoft é uma boa alternativa para ajudar na organização de uma propriedade rural. Ele visa o crescimento e qualidade, além de ajudar a potencializar os resultados. O sistema desenvolvido com foco no agronegócio possui versões eficientes para o software agrícola, pecuário e também agropecuário.

O Sw-Rural Agrícola da empresa Brazsoft pode ser encontrado na versão Web e Desktop. Na primeira, visa facilitar a administração rural de propriedades produtoras de algodão, soja, café, entre outros. A versão Web pode ser acessada de qualquer plataforma como tablet, computador ou smartphone. Ela é uma ferramenta que proporciona ao produtor uma administração moderna e rápida da fazenda. Possui diferentes finalidades como cotação de venda, monitoramento e controle de custos, administração de pessoal, empréstimos bancários, estoque, controle do uso de fertilizantes, fase produtiva, produtividade por etapa. Além disso, possui um padrão exclusivo com foco no gerenciamento e também manutenção de máquinas agrícolas, implementos agrícolas e tratores.

A versão Desktop é um sistema que está sempre em constante desenvolvimento. Para atualizar o sistema é necessário possuir um pacote de manutenção que pode ser adquirido a qualquer momento. O Sw-Rural Desktop é cobrado uma única vez, no qual os produtores terão acesso a uma licença de utilização do software. Após a compra, a versão Desktop fica instalada localmente nos computadores, assim proporcionando diversos benefícios para o produtor rural.

Com o auxílio do software para gestão agrícola Sw-Rural, o gestor pode trabalhar com segurança e confiança, garantindo assim o sucesso da propriedade rural.

 

Versão gratuita do SW-Rural – Baixe agora mesmo!

 Download Software Agropecuario Agrícola - Versão Gratuita

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais

Youtube Brazsoft Software RuralTwitter Brazsoft Software RuralGoogle Plus Brazsoft Sofware Rural

Confira alguns artigos relacionados a gestão e administração rural:

Planejamento Rural em 3 Passos simples (essenciais)

Sistema de gestão agrícola para Fazendas competitivas!

Software Controle de maquinas agrícolas – Gerenciamento ágil de frota.

Administração Rural Integrada – Gestão e tecnologia com foco na produtividade

Administração rural – SW-Rural da Brazsoft auxilia no planejamento

Planilha de custos agrícolas (Chega de Planilhas complexas!)

Planilha custo hora máquina trator agrícola. Conheça uma nova ferramenta de gestão!

Software para Fazenda – Conheça o software que mais cresce no Brasil

Gerencie seus Negócios com SW-Rural: o Software de Administração Rural da Brazsoft

SW-Rural da Brazsoft propicia uma gestão eficiente da contabilidade agrícola

O que é ser administrador de fazenda? [Dica Bônus]

Brazsoft: uma empresa especializada em gestão agropecuária

Como o Sw-Rural auxilia na contabilidade pecuária?

Como melhorar a eficiência da administração agrícola [ 3 dicas imperdíveis]