Novidades

Como desenvolver metodologias eficientes de administração rural ? [+ Dicas rápidas]

Cada área da administração tem seus próprios detalhes. Porém, existem pontos convergentes, que funcionam em qualquer situação e que devem ser levados em consideração na criação das mais variadas metodologias que serão empregadas baseadas em seus fundamentos. Mas, justamente por serem fundamentos, eles devem ser adaptados para cada tipo de administração específica, proporcionando que o administrador retire o máximo de proveito das ferramentas que ele tem a disposição, oferecendo lucros, agilidade de processos e inovação administrativa.

No caso da administração rural, existem também pontos a serem levados em consideração. Mas para isso, é preciso primeiro entender do próprio negócio, conhecendo as principais características da propriedade administrada e as colocando em uma matriz que analisa dados internos e externos, chamada matriz SWOT, onde serão analisados pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Com estas informações em mãos, é mais fácil conseguir ter um panorama da sua propriedade e depois levar seus negócios a um novo patamar de lucro e eficiência administrativa.

Hoje, focaremos nossas análises da administração rural para pontos que dizem respeito às metodologias empregadas nesta administração, entendo como elas podem mudar um negócio e como elas podem contribuir – de maneira positiva ou negativa, para o sucesso de uma determinada propriedade rural.

Metodologias que fazem a fazenda render

Tudo começa de uma mesma forma: um problema a ser solucionado. A grande questão é que na maioria das vezes, uma administração rural não tem problemas aparentes a serem resolvidos, já que tudo acontece de alguma forma, independente de ser de uma forma atrapalhada ou não. Mas esta já é uma questão que pode ser trabalhada, ou seja, um primeiro caso para melhorar.

Metodologias podem envolver um caminho mais simples para determinados procedimentos, o que pode descomplicar outras coisas e deixar a administração rural mais fácil. Basicamente, as áreas que precisam ser tratadas podem ser divididas em:

• Finanças rurais – são as questões que se referem à administração rural e o fluxo de caixa. Pagamentos, débitos, recebimento, previsões, empréstimos, capital de giro e assim por diante. Todas estas coisas envolvem metodologias próprias. Independente de quais sejam, muitas vezes elas podem ser melhoradas. Na maioria das vezes, é bom ter um contador para ajudar nisso, mas nem sempre é possível. Atualmente, uma das principais preocupações devem ser referentes às leis trabalhistas, pois a falta de contrato de um empregado pode trazer problemas até maiores do que a própria declaração do imposto de renda.

Logística rural – não são raros os milhares de tipos diferentes de estudos a respeito da logística e o impacto que ela tem nos negócios. No caso da administração rural, por exemplo, garantir a entrega de produtos no prazo é garantir o bom fluxo de vendas, pois tanto no caso de frutas, legumes, verduras, ovos ou carne para consumo, o prazo faz toda a diferença. Assim, se você não consegue garantir uma logística correta de colheita ou abatimento e distribuição, os prejuízos podem ser enormes. No caso da pecuária, o cuidado com o transporte também pode envolver a preparação de um veículo, já que ele provavelmente precisará ser resfriado.

• Administração rural – Não que os outros pontos não sejam referentes à administração rural, mas existem rotinas que são importantes de se preocupar em deixar mais simples, tais como a forma de vacinar o gado, de dedetizar as plantas, de comprar insumos, de realizar vendas ou de acumular o estoque. Para tudo isso, é importante encontrar ferramentas que deixem o trabalho mais fluído. Podem ser simples alarmes que avisam a hora de cuidar de tais assuntos, podem ser sistemas complexos que gerenciem a boiada de maneira independente, ou os estoques, avisando a época de vacinação, do abate ou da necessidade de reposição de itens específicos.

Implementando novidades no campo

Na administração rural, não dá para deixar de implementar as novidades que aparecem para facilitar a vida. Porém, uma grande dificuldade deste ramo da administração é a escassez de novidades, já que procedimentos tradicionais tendem a ser os mais padronizados. Mas mesmo essa dificuldade pode ser uma oportunidade para criar ferramentas de interação, inovação e destaque frente a concorrência. Entre os pontos em que é possível recriar ou evoluir com metodologias, destacamos:

Controle de dados – onde a troca de informações, a coleta de dados e o repasse de documentos com informações sigilosas pode ser controlado. Muitas vezes, reunir notas, expectativas de faturamento, gastos com funcionários e outros dados do tipo em um só lugar pode ser a solução para a segurança de informações.

Gestão de múltiplas fazendas – se já é difícil administrar uma fazenda, imagine várias. A solução pode ser uma ferramenta integrada, capaz de separar os dados e juntá-los sempre que for necessário ou do seu interesse.

Avaliação em tempo real – como está a movimentação do negócio, quanto ele está dando de lucro ou prejuízo? Juntas essas informações pode ser a chave para tomar decisões rápidas em situações de emergência.

E é claro que sempre existirão outros dados passíveis de serem analisados. Na verdade, a administração rural está se reinventando, deixando um jeito arcaico de se administrar e indo para um caminho mais tecnológico. E você, como peça chave neste contexto, o que vai fazer, ficar lá atrás ou olhar pra frente?

 

Versão gratuita do SW-Rural – Baixe agora mesmo!

 Download Software Agropecuario Agrícola - Versão Gratuita

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais

Youtube Brazsoft Software RuralTwitter Brazsoft Software RuralGoogle Plus Brazsoft Sofware Rural

Confira alguns artigos relacionados a gestão e administração rural:

Planejamento Rural em 3 Passos simples (essenciais)

Sistema de gestão agrícola para Fazendas competitivas!

Software Controle de maquinas agrícolas – Gerenciamento ágil de frota.

Administração Rural Integrada – Gestão e tecnologia com foco na produtividade

Administração rural – SW-Rural da Brazsoft auxilia no planejamento

Planilha de custos agrícolas (Chega de Planilhas complexas!)

Planilha custo hora máquina trator agrícola. Conheça uma nova ferramenta de gestão!

Software para Fazenda – Conheça o software que mais cresce no Brasil

Gerencie seus Negócios com SW-Rural: o Software de Administração Rural da Brazsoft

SW-Rural da Brazsoft propicia uma gestão eficiente da contabilidade agrícola

O que é ser administrador de fazenda? [Dica Bônus]

Brazsoft: uma empresa especializada em gestão agropecuária

Como o Sw-Rural auxilia na contabilidade pecuária?

Como melhorar a eficiência da administração agrícola [ 3 dicas imperdíveis]