Novidades

Cenário econômico brasileiro e como reduzir de custos no campo.

Depois de alguns anos de crescimento econômico e de estabilidade nos mercados, o Brasil passa por um momento de turbulência e instabilidade, tanto no campo político como no financeiro. Por conta de uma política econômica dissimulada e cheia de incertezas, aliada à históricos escândalos de corrupção em empresas estatais, os noticiários estampam diariamente notícias pouco animadoras, como aumento da inflação, crescimento negativo do PIB e o crescimento dos índices de desemprego.

A situação no entanto, só não é mais preocupante por conta de um ramo fundamental para a economia brasileira, o agronegócio, que na contramão dos demais setores vitais do país, como indústria, comércio e serviços, mantém seus índices positivos e em crescimento. Essa exceção do agronegócio se dá muito mais pelo empenho e profissionalização do que por conta de políticas públicas de incentivo e melhoria do setor, sendo os próprios empresários os responsáveis pela excelência na produção de alimentos, pelo aumento nas exportações e todos os demais itens que compõe a gama de empreendimentos e ações do agronegócio. Portanto, o peso do agronegócio é vital para que o país possa se recuperar economicamente. Cada vez mais se exige a profissionalização e a melhoria na gestão no setor, mantendo e aumentando os índices, garantindo emprego e renda para as milhares de pessoas neste mercado de trabalho e garantindo o fornecimento de produtos de qualidade à população.

Produtividade passa pela redução de custos em todos processos de produção

Como em qualquer outro setor produtivo, tempos de crise são épocas de reflexão, de redefinição de metas e de melhoria dos processos produtivos. Além disso, os momentos de crise exigem também criatividade e muitas vezes apresentam novas oportunidades de negócio, de reciclagem de conceitos e de reafirmação de um setor. Com o agronegócio não é diferente e, por mais desenvolvido que o setor seja, há sempre espaço para a melhoria na gestão, para a diminuição de perdas e para o aumento da produtividade.

Como um setor extremamente amplo e complexo, o agronegócio exige cada vez mais que todas as etapas de produção ou de criação de animais seja racionalizado e bem controlado. Exceto pelas condições climáticas e pelo regime de chuvas numa determinada região, todos os outros itens que fazem parte da cadeia produtiva podem, e devem, ser minuciosamente controlados, a fim de evitar desperdício de tempo, de matéria prima e de mão de obra, otimizando a produção e aumentando resultados.

Uma das grandes responsáveis pelos ótimos resultados do agronegócio, não só no Brasil, mas em todo o mundo, é a aplicação de tecnologia de ponta em todas as etapas do processo. O campo atualmente conta com o que há de mais moderno em tecnologia seja em equipamentos, manejo e principalmente na gestão do negócio. Independentemente do tamanho da propriedade e da produção, a tecnologia é uma importante ferramenta na melhoria da produtividade e no controle dos procedimentos. Nas grandes fazendas, pouca coisa ainda é manual e a maioria dos processos é automatizada, trazendo agilidade e rigidez nos resultados.

Software de gestão do agronegócio: ferramenta para a redução de custos

No dia a dia da propriedade rural, são inúmeros os itens a serem controlados, geridos e é uma tarefa praticamente impossível anotar e controlar todos eles da maneira tradicional, ou seja, manualmente. Uma das grandes facilidades oferecida aos produtores de qualquer empreendimento no agronegócio é a utilização de softwares de gestão. Esses programas de computador, desenvolvidos especificamente de acordo com as necessidades do setor, auxiliam no controle de gastos e de custos, trazendo um panorama completo de todos os itens, dos mais visíveis até os que quase passam desapercebidos no cotidiano da propriedade. Um dos mais práticos e funcionais softwares de gestão e administração rural é o SW-RURAL, desenvolvido pela Brazsoft.

Concebido para facilitar as atividades do produtor rural, gerir e controlar todos os custos de produção, o SW-RURAL tem sido adotado em diversos ramos de produção, com ótimos resultados. De fácil instalação e manuseio, o software oferece agilidade e precisão na gestão e administração de custos e gastos, independentemente do tipo de cultivo ou do tamanho da propriedade.
Outro diferencial do SW_RURAL é a sua versão online, disponível através da internet, o que facilita o acompanhamento das atividades da propriedade em qualquer lugar, sem a necessidade do controle presencial. Com o dinamismo do setor, muitos empreendedores administram e gerenciam mais de uma propriedade ao mesmo tempo e, da mesma forma, são responsáveis por viagens para feiras e congressos. Contar com um software online é um diferencial, que traz agilidade e segurança ao controle de gastos e permite o acompanhamento em tempo real.

Um dos principais setores da economia brasileira, o agronegócio nacional é referência em todo o mundo, por sua qualidade, eficiência e pioneirismo. Cada vez mais a tecnologia é aplicada no campo, trazendo melhoria de vida a todos os envolvidos no setor e ajudando a fixar o homem no campo. Esse é um caminho irreversível que a cada dia ganha novas opções e possibilidades. E se os tempos são nebulosos, o empreendedor do agronegócio, mais do que ninguém, sabe da necessidade de investir na redução de perdas e aprimorar os processos de produção, buscando sempre os melhores resultados possíveis, que irão impactar não somente na saúde financeira de sua fazenda, mas também em toda a região. O agronegócio é uma das maiores forças motrizes do Brasil, e no interior do país é, literalmente, responsável por grande parte da atividade econômica de pequenos municípios, impulsionando o comércio e a prestação de serviços, se configurando como o topo de toda uma cadeia econômica.

Mais do que a expansão dos negócios e a garantia da continuidade da atividade, o produtor rural é responsável diretamente por milhares de empregos e faz parte da vida de milhões de brasileiros. E para que os números continuem positivos, tanto interna como externamente, o agronegócio tem a necessidade de se modernizar e profissionalizar constantemente, com mão de obra cada vez mais especializada, com máquinas e equipamentos modernos, econômicos e duráveis e com softwares de gestão, como o SW-RURAL da Brazsoft, pensado e desenvolvido sob medida para agilizar e otimizar os processos de controle de gastos e custos no campo.

Não é a primeira crise econômica pela qual passa o país e certamente não será a última. E a força do homem do campo e a potência do agronegócio garantem e compravam, através de diversos resultados práticos, que a melhor solução para qualquer adversidade sempre será o trabalho, a melhoria contínua dos processos produtivos, o controle rígido de materiais e o amor e a dedicação que todo produtor demonstra a cada dia, dedicando todos seus esforços para que os resultados sejam alcançados e, assim, o país se desenvolva ainda mais com crescente qualidade e respeito.

 

Versão gratuita do SW-Rural – Baixe agora mesmo!

 Download Software Agropecuario Agrícola - Versão Gratuita

Acompanhe nossas novidades nas redes sociais

Youtube Brazsoft Software RuralTwitter Brazsoft Software RuralGoogle Plus Brazsoft Sofware Rural

Confira alguns artigos relacionados a gestão e administração rural:

Planejamento Rural em 3 Passos simples (essenciais)

Sistema de gestão agrícola para Fazendas competitivas!

Software Controle de maquinas agrícolas – Gerenciamento ágil de frota.

Administração Rural Integrada – Gestão e tecnologia com foco na produtividade

Administração rural – SW-Rural da Brazsoft auxilia no planejamento

Planilha de custos agrícolas (Chega de Planilhas complexas!)

Planilha custo hora máquina trator agrícola. Conheça uma nova ferramenta de gestão!

Software para Fazenda – Conheça o software que mais cresce no Brasil

Gerencie seus Negócios com SW-Rural: o Software de Administração Rural da Brazsoft

SW-Rural da Brazsoft propicia uma gestão eficiente da contabilidade agrícola

O que é ser administrador de fazenda? [Dica Bônus]

Brazsoft: uma empresa especializada em gestão agropecuária

Como o Sw-Rural auxilia na contabilidade pecuária?

Como melhorar a eficiência da administração agrícola [ 3 dicas imperdíveis]