Tecnologia à favor do agronegócio

Sem dúvidas administrar uma fazenda nos dias de hoje é bem mais complexo do que no passado. As novas tecnologias têm ampliado o raio de atuação do agronegócio e consequentemente dos produtores agrícolas e pecuários. O crescimento acelerado do empreendimento rural e do número de dados e informações exige do profissional da área capacidade de driblar os desafios para realizar uma gestão eficiente.

Desafios na atualidade

Hoje várias fazendas são administradas simultaneamente, é preciso mapear precisamente a quantidade de animais e colheitas, ter tempo para atividades burocráticas e ainda promover o lucro. No entanto, gastar energia nessas atividades utilizando o mesmo sistema de anos atrás não repercute em bons resultados. Em uma determinada época a velha caderneta até funcionava, afinal era o que se tinha à mão. No entanto, as ferramentas de gestão evoluíram juntamente com a tecnologia que fez o “boom” nos negócios.

A novidade é que os softwares rurais atuais estão substituindo estes métodos e até mesmo as planilhas eletrônicas, que passa longe da exatidão de dados. E são estes programas que têm reduzido os custos das fazendas e tornado as decisões mais rápidas e acertadas.

Podemos observar o exemplo de vários produtores independentes que irrigavam, plantavam e colhiam sem muita noção do que estava acontecendo. Agora eles podem ter controle por meio do acompanhamento da produção, logística e administração das rotinas rurais.

Hora de aposentar o antigo companheiro de trabalho: As planilhas

Pode-se dizer que o uso de planilhas rurais está ultrapassado diante das facilidades do mundo online. O pesadelo de perder todos os dados na formatação do computador e andar com um pen drive para todo o lugar dão espaço a uma gama de oportunidades. Por meio da internet, as informações podem ser acessadas de qualquer computador. Sem falar na segurança dos dados e possibilidade de back up.

Para manusear uma planilha eletrônica é necessário conhecer minimamente como montar fórmulas, formatar as planilhas e gerar gráficos. Nesse sentido, o software rural facilita muito o trabalho, pois os recursos necessários já estão prontos e só é preciso inserir dados.

Os problemas acabaram

A principal dificuldade dos produtores rurais está no gerenciamento de várias fazendas ao mesmo tempo, garantindo que não faltem insumos, que o estoque esteja sempre abastecido e o nível de desperdício zerado. Além disso, a saúde financeira da propriedade precisar em estar em dia: controle de contas a pagar e a receber, a entrada e a saída de dinheiro e o fluxo de caixa.

Os benefícios no uso de softwares rurais solucionam todos os problemas citados. Veja só o que um programa intuitivo e fácil de manusear pode oferecer:

– administração do negócio em tempo real (monitorando das safras e os números de produção);
– mais tempo para atividades estratégicas;
– monitoramento de dados bancários e documentos financeiros;
– controle do fluxo de caixa e de estoque de maneira interativa.

Como se pode perceber os softwares rurais ajudam muito na organização dos números, permitindo rápidas consultas a qualquer momento, elaboração de cálculos, gráficos e relatórios rurais de forma simples.  Este recurso nada mais é que uma administração informatizada da fazenda”.

Apesar de todas as facilidades, ganho de tempo e dinheiro, muitas pessoas têm preconceito quanto ao uso da ferramenta. Será que é complicado? É muito caro? Preciso ter afinidade com tecnologia? 

Existem muitos softwares rurais disponíveis para administração de fazendas no mercado, a Brazsoft, no entanto, possui projetos implementados em parceria com entidades de apoio a Pesquisa e Inovação Tecnológica como FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e FAPEMAT (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso). Dessa forma, garantimos a melhor solução para cada tipo de cliente.

O grande diferencial não está no programa em si. Vários clientes, além do software rural, precisam comprar uma consultoria à parte para ensinar a usar o produto. Nossa empresa vende a consultoria e o programa vem junto. Esta consultoria de gestão e tecnologia rural, vai desde a implementação e o aperfeiçoamento da rotina do cliente até o uso do programa em si, passando por todas as etapas do processo. Com nosso suporte, o investimento tem o retorno esperado.

São três modalidades diferentes do software para fazenda: SW-Rural Agrícola, SW-Rural Pecuária e SW-Rural Integrado. Uma delas será ideal pra gerenciar o seu negócio. Conheça melhor as funcionalidades de cada produto

Quer experimentar uma versão teste dos nossos programas? 

Preciso Cortar Despesas por Onde Começo?

Muitos produtores rurais querem e precisam reduzir custos e aumentar sua eficiência. No vídeo abaixo apresentamos como trilhar o caminho do sucesso na gestão de fazendas. Confira agora mesmo.

Fale hoje mesmo com um especialista Brazsoft e entenda como reduzir custos na sua propriedade.